Quando sentir a barra pesando no trabalho, é hora de sentar, pensar positivo e não deixar a peteca cair. Aprenda a se controlar

 

A associação Internacional de Estresse (Isma-BR) elaborou um ranking dos profissionais que mais sofrem com a ansiedade e o estresse do trabalho. Os primeiros lugares ficaram com os políticos e seguranças, seguidos por operadores de telemarking, bancários, executivos e jornalistas. ! O controle  emocional no trabalho depende, em grande parte, da habilidade em saber respirar” , explica Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da filial  brasileira da Isma.. Ouvimos o conselho da doutora procuramos Pascale Baes, proprietária da Espaço Físico Corpo e mente, em São Paulo, especialista em respiração, para ensiná-la a relaxar no trabalho.

     COMEÇO DE CONVERSA

  • Sente-se confortavelmente e mantenha a coluna ereta, os ombros relaxados e o abdômem contraído. Solte as mãos sobre as pernas, palmas para cima.
  • * Mantenha uma atitude mental de isolamento e certeza plena dos benefícios da respiração.
  • Faça a inspiração suavemente em quatro tempos e a expiração também em quatro tempos. Repita as respirações cinco vezes lentamente até estabelecer um ritmo.
  • Ao inspirar e expirar, repita mentalmente uma palavra importante para você  . Por exemplo: paz, saúde, OM . Repita mais cinco vezes as respirações suaves juntos coma sua palavra. Isso não levará mais que alguns minutos.

 NÃO SE IMTIMIDE

Para quem trabalha em um lugar isolado ou acha que tem liberdade com os colegas com quem divide o espaço, Pascele recomenda um exercício que é tiro e queda para repor as energias, pois oxigena intensamente o cérebro, trazendo uma sensação de descanso mental. Deve ser executado por quem faz trabalhos intelectuais ou trabalhos físicos intensos.  É chamado “ postura do cachorro olhando para baixo”

  • Coloque as mãos no chão e leve as pernas bem para trás, jogando o quadril para cima como um cahorro faz quando se espreguiça. 
  • Alongando bem a coluna, force os calcanhares para o chão e relaxe a cabeça olhando em direção ao umbigo.
  • Respire longa e tranqüilamente pelo nariz cinco vezes. Desfaça a posição e repita quantas vezes quiser.

 

 

 

Duas letras , muita energia

Para quem faz ioga, o som” OM” é uma mantra. Trata-se do símbolo universal da prática para todas as escolas de todas as épocas  . Devido à grande gama de efeitos sobre o corpo e a mente de quem vocaliza ou apenas o mentaliza, o OM é considerado o “ corpo de Deus” ; “ é o som do universo, significa o início , o todo, a tranqüilidade, o primordial e a devoção” ,explica Pascale Baes, da corpo e Mente. Por isso, experimente incuí-lo nos seus pensamentos.

Concentre –se

No ambiente de trabalho, imagine que está sozinha e fique atenta à sua respiração.